terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividade Mapa Conceitual "Tics na Educação"


Atividade 1 Curso "Ensinando a Aprendendo com as TIC's"

Curso TIC's na Educação - Proinfo

Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
O texto estudado para confecção da atividade 1, trata exatamente da informática não somente como uma fonte de informação aleatória a ser fornecida para o aluno, mas como um meio para sua aprendizagem que precisa ser permeada por um professor capacitado para transformar essa informação em um conteúdo programático coerente e sistematizado. Dessa forma, a figura do professor de tecnologias Educacionais é de suma importância pois é o mesmo que fará essa ponte entre a informação, o conteúdo que aluno precisa aprender e a forma correta de se utilizar a tecnologia como um recurso pedagógico a mais para que as aulas possam ser dadas de uma forma mais dinâmica e prazerosa.
Diante disso, entende-se que tecnologia na educação, entre muitas outras possibilidades que ela fornece ao aluno em sala de aula, ela também facilita a vida na escola, possibilitando controlar as notas de alunos e a presença dos professores e permite que qualquer outra informação seja colocada em rede aberta. O domínio da internet e de programas de edição de texto, de apresentação de dados e de tabulações é extremamente importante para a vida dos alunos e professores nas escolas.
Neste contexto escolar, que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas para que faça também parte do coletivo.
Concluímos que diante dessa era da informação, cabe ao professor estar atento as TIC's para assim conseguir executar com êxito sua função, uma vez que deva estar atualizado com as informações e exigências desse novo tempo para que possa assim propiciar ao aluno uma aprendizagem coerente, consistente e eficaz.

Alunas: Paula Verediano e Jaqueline Lima Leite.

Atividade "Fórum Conceituando Hipertexto"

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. Então o hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;


pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Atividade 1.3- Curso "Ensinando a Aprendendo com as TIC's"

ATIVIDADE 1.3 – CURSISTA: PAULA VEREDIANO Os textos e videos estudados para conclusão dessa atividade relatam sobre a importância do professor estar atento a essa nova demanda informatizada e ao mesmo tempo de saber utilizar essas novas tecnologias de uma forma dinâmica, sistematizado e com eficácia. Portanto cabe aos professores buscarem se atualizar, de modo a se integrar nessa nova metodologia, ou seja, é necessário romper com esse pensamento pequeno de que a informática não é muito importante no processo ensino aprendizagem, e que nada mudou, visto que é isso que acontece com alguns profissionais que simplesmente ignoram as tecnologias, por falta de ânimo em explorar esse novo mundo que é tão importante e interessante. Tem que obviamente partir do professor essa nova metodologia, não adianta o sistema implantar e o professor não trabalhar da forma como deveria. Hoje no nosso município nossas escolas contam com um coordenador tecnológico para orientar o processo ensino- aprendizagem dos alunos, porém sabemos das dificuldades que encontramos diante de professores regentes omissos que muita das vezes “depositam” os alunos no laboratório e saem pra resolver outras situações, ou seja, não tem sequer noção da importância do seu papel dentro do laboratório; o coordenador tecnológico está ali para auxiliar na adequação daquele conteúdo curricular para ser trabalhado com o auxilio do computador, mas as dúvidas do conteúdos que são ensinados na sala de aula tem que ser sanadas pelo professor regente, e muita das vezes não é isso que acontece, devido aos motivos citados acima. Então, percebo que cabe aos órgãos competentes capacitarem pedagogos e professores, de modo a fazê-los entender a importância da informática no processo de aprendizagem dos alunos.

Olá!!!!

Depois de um tempo longe do meu blog, volto novamente a colocá-lo em dia, agora para postar as atividades do segundo curso de Linux Educacional que estou fazendo: Ensinando e Aprendendo com as TIC's.Aproveito também, para postar alguns projetos e atividades que desenvolvi no ano de 2011 e 2012. Bom estar de volta aqui !!!!